quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O Que é a Saudade?
Um vazio imenso da alma
Um longo caminho solitário
Uma chuva fina de manhã
Um coração pulsando a toa
Um olhar no infinito perdido de amor
Uma poesia sem rimas
Um papel em branco
Uma gota rolando pela vidraça
Lágrima do amor que vem e passa
Um sol vagando sem lua
Uma alma perdida e nua
Um céu sem estrelas
Sem nuvens e sem ar
Ilhas soltas ao vento
Sem ondas do mar para bailar
Saudade pode ser a dor de um hiato
Pode ser bicho acuado e ferido
Chorando sozinho escondido no mato
Eu prefiro fazer outra leitura de saudade
É o desejo de ter de novo o que um dia eu tive
E que só por hoje meu olhar não alcança
Saudade pra mim pode ser também
O alimento da esperança.

By Everson Russo
evrediçõesmusicais©®
Direitos autorais reservados lei 9.610 de 19/02/98
Visite também:
O Ultimo Barco do Planeta
A Tempestade

O Livro dos Dias Poesias
Adquira no email: evr.russo@uol.com.br

48 comentários:

Enigma disse...

Olá meu anjo,

Ter saudade até que é bom, é melhor que caminhar sozinho.

P.S. Obrigada pelo carinho deixado lá no "SEM FRESCURA". Meu dia das crianças foi T.U.D.O de bom, espero que o seu também: ))) Um beijo grandão. Kiss!! Kiss!!

Elô Araújo disse...

Ah, meu querido,
aprendi desde muito cedo a conviver com a saudade. Por vezes, eu diria, muitas vezes, ela maltrata. Em outros momentos, ela consola, pois ter do que recordar é melhor do que nunca ter vivido (já disse um poeta em algum lugar).
Como sempre, lindo poema.

Bjo grande e abraço na alma.
Diva L.

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Bom dia, querido amigo Poeta.

Nossa, menino... Mergulhei fundo, fundo...Mas emergi na última frase.
Lindo!!

Que a esperança seja o esboço das suas realizações.

Beijos.

Anónimo disse...

Olá estimado Everson.

Partilho de sua opinião.
Só temos saudades, daquilo que já vivémos, daquilo que foi tão bom........!!!!!!!!!!!!!!!!
A palavra saudade só existe na nossa Língua. Que felizardos somos nós!
Excelente dia, com afagos e sorrisos.

Beijos carinhosos de luz.

Secreta disse...

Saudade...um sentimento tão complexo...
Beijito.

Aleatoriamente disse...

Saudade...
Palavra forte que nos remete ao sentimento mais humano.
A nostalgia muitas vezes se apossa desse momento, mas dependendo do que seja o nosso querer sobre ele, o sol sempre brilha no final.
Amei teu poema Everson, bem inspirador e lindo.

Beijinho

chica disse...

Linda saudade e esperança aqui! abraços,chica

Val Du disse...

Saudade é um bichinho danado que come a gente por dentro.:)

Bjos.

Desnuda disse...

Bom dia querido Poeta,


Saudades..Tantos sentimentos envolvidos...Bonito poema, Everson!


Beijos com carinho amigo.

Severa Cabral(escritora) disse...

Bom dia meu príncipe das letras!
Saudade nada mais que lembranças...sinto saudades até do que não vivi...e do que já vivi vem em forma de...
bjsssssssssss

Unknown disse...

que palavra com tantos significados,


abraço

Rô... disse...

oi meu querido,

saudades é recordar o que de bom nos aconteceu,
ou simplesmente sentir a chuva fria e a brisa do vento,
a nos encher o coração de esperanças...
lindo meu amigo!!!

beijinhos

Smareis disse...

Saudades é a certeza que foi bom o que vivemos. Rubem Alves diz numa de suas frases que "A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar".Lindo poema! Beijos grande amigo poeta. Ótimo dia.

Vivian disse...

Bom dia,Everson!!

É verdade!Pode ser sim o alimento da esperança!!
Linda poesia meu amigo!!
Tudo de bom pra ti!
Beijos

Bandys disse...

Ualll, voce cada dia melhor!

Lembrei de um antigo amigo nosso que derramava sua poesia...(nossa a gente ja tem uns 3 ou 4 anos de amizade, afff e eu ainda não fui pro psiquiatra)hahahaha

"Que saudade é o pior tormento, é pior do que o esquecimento, é pior do que se entrevar..."
Chico Buarque

Olha o seu time eu não sei, mas o meu é o melhor. Eu tenho esperança.

Saudade quando vc não vem!!Quando vc não implica,rss

Beijos e um dia cheio de balas que ontem eu deixei aqui.

"Everton", nada não , só pra implicar um cadim, rssss.

✿ Regiane ✿ disse...

Olá poeta, saudade é o que estou sentindo agora,desse cantinho e de todos os amigos.
Bj

... "gigi"... disse...

O Poeta hoje está saudoso, hum??

Saudade... é uma palavra muito forte pra quem a sente...

Realmente, ela dói profundamente no coração de quem a sente, é como que uma ferida que lateja e muitas vezes parece adormecida.

São dias intermináveis de melancolia onde não há esperança nem alegria. Parece que o mundo está a derreter-se.

E muitas vezes é como uma prisão no passado que impede de nos libertarmos para o futuro.

Simplismente lindo, profundo e abrangendo as várias formas de saudade... uma dor talvez que eu achava incapaz de transmitir-se...

Mille baci... Buongiorno...

disse...

"A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar."
(Rubem Alves)

A saudade pode gerar sentimento de nostalgia e tristeza, e quando "matamos a saudade" geralmente sentimos alegria.

Beijo carinhoso meu querido um dia pefeito p você.

Daniel Costa disse...

Everson

O negativimo poeticamente falando, claro, pode ser ponto de viragem e partida, para a esperança de amor de felicidade.
O belo poema, é como algumas palavras de uma canção de Rui Veloso, grande cantor português: " parece que todo o mundo de uniu para me tramar....", ou a canção da grande Élis Regina: " é a chuva de Março...".
Abraços frternos

Pena disse...

Consagrado Poeta Amigo:
Um poema extraordinário sobre a saudade.
Parabéns.
Mais uma fantástica "explosão" mágica e soberba do seu sentir.
É mesmo o poeta do amor e das suas lindas musas.
MUITO OBRIGADO pela sua visita habitual ao meu blogue.
Abraço amigo de respeito pelo seu imparável valor incalculável em versos sublimes e de beleza imensa.
Com admiração sempre pelo que cria.

pena

Excelente.
Bem-Haja, pela honra da sua amizade sincera.

Mailson Furtado disse...

"E a saudade não é nada além que simplesmente
a presença quando existe o ausente
de qualquer instante que se busque remontar."

Mailson Furtado

Tais Martins disse...

Maravilhoso!!Bravo!Palmas!
Suas poesias me faz viajar amigo como a um filme antigo e distante...
Bjos.
decorehouse

Unknown disse...

Com certeza pra mim o que traduz saudades "É o desejo de ter de novo o que um dia eu tive..."

Lindo!

Beijos,
Fá!

ValeriaC disse...

Ameiiiii meu querido...assim como você, quero sempre crer que" saudade pode ser o alimento da esperança"...
Beijinhos e doce dia pra ti amigo...
Valéria

... "gigi"... disse...

A verdade Poeta...
É que somos culpados por amar demais quem nos faz amar tanto e depois vai-se deixando a saudade a nos matar lentamente...

Un baci...

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu querido

A saudade é isso tudo que o teu poema disse, como sempre os teus sentimentos fazem-se palavras.

Deixo um beijinho com carinho
Sonhadora

Anônimo disse...

Oie,

Saudade há sentimento que nos dá voz e ao mesmo tempo nos deixa calados. Cada um a sente de uma forma e a expressa de um jeito singular que é só seu.

Beijos e boa tarde.

Machado de Carlos disse...

Boa Tarde!

Abraços, Amigo!

"Amanheceu chovendo. As rimas esvoaçaram com gotas pela vidraça. Houve silêncio entre o Sol e a Lua. Mas a alma nua caminhou através das chuvas da manhã. Apesar do olhar perdido no infinito o mar bailava com um sorriso estridente".

tibeu disse...

Parabens gostei muito, virei mais vezes.

Bia disse...

saudades é uma "coisinha" que dói bem lá dentro...


beijinhos,

Bia

Arnoldo Pimentel disse...

Saudade que sempre stá por perto.Parabéns amigo.

MARILENE disse...

Prefiro também vê-la como o alimento da esperança, por você versado. É a saudade consentida, que não destrói as esperanças.
Bjs.

Ivana disse...

Sempre vemos a saudade mergulhada na dor, mas você teve um belo olhar de esperança. Uma ótima tarde.

Vanuza Pantaleão disse...

"Saudade
pra mim
pode ser também
O alimento da esperança."

Migo querido, perdoe-me se demorei um poquinho para ter o prazer de beber tão deliciosos versos, estou com reformas na minha casa, uma loucuraaaaa [risos]!

Obrigada sempre pela tua doce Amizade!Beijos!!!

Vera Lúcia disse...

Olá amigo,
Saudade comporta várias definições, dependendo do grau de sentimento e romantismo daquele que a sente e você a colocou divinamente.
Não importa o quando doa, sendo ela uma saudade de felizes momentos, que seja bem-vinda, pois "recordar e viver".
Bjs.

Shirley Brunelli disse...

"Saudade pode ser o alimento da esperança"...Gostei, Éverson. Querido amigo, um beijão!

Flor de Jasmim disse...

Saudade devora-me.
Beijo

Pelos caminhos da vida. disse...

Para mim é um vazio imenso da alma...

Boa tarde poeta!

beijooo.

Carla Fernanda disse...

Saudade para mim é quando a pessoa morre para você em vida.
Beijos!!!

Rute Beserra disse...

Saudades é tudo aquilo que um dia foi muito bom!
Beijos meu querido!

José María Souza Costa disse...

Saudade....
Cada um define, da maneira, como ela surge e do modo como ela aproxima-se, e no tempo em que ela acontece.
Felicidades, sempre

Lau Milesi disse...

"Quando a saudade é demais, não cabe no peito: escorre pelos olhos". Li isso um dia não sei onde e guardei.

Achei lindo quando você escreve:

"Pode ser bicho acuado(perseguido, acrescento) e ferido
Chorando sozinho escondido no mato".

Lindo, lindo seu poema.

Um beijo pra você e boa noite, amigo.

. disse...

É tudo isso que o teu poema “fala” amigo Everson!...... abraço e bela noite

Rosemildo Sales Furtado disse...

Olá Everson! Eis que mais uma vez aqui passo para apreciar um belo poema, com ênfase para o trecho abaixo:

Saudade pode ser a dor de um hiato
Pode ser bicho acuado e ferido
Chorando sozinho escondido no mato
Eu prefiro fazer outra leitura de saudade
É o desejo de ter de novo o que um dia eu tive

Abraços e muita paz.

Furtado.

Dayse Sene disse...

Saudade! Sentimento de um querer em dobro.
Uma linda noite meu amigo lindo.
Muitas saudades.
Abraços.

David Cotos disse...

Siempre hay que conservar la esperanza.

Suelen Muniz disse...

"Saudade pra mim pode ser também o alimento da esperança."
Adorei as definições,mas essa em especial me chamou atenção porque a saudade muitas vezes é uma gota de esperança dentro de nós!
ótimo final de semana,abraço=)

Suely Rezende - Ministério HD disse...

Olá querido,

Saudade é um sentimento que dói. Mas é uma palavra bem presente nos poemas.

beijos
Suely

 
Web Analytics